FAQ - Perguntas Frequentes

Antes de aplicar o piso ou revestimento é importante verificar na embalagem o uso e local indicado para cada tipo de produto. Verifique também todas as demais instruções da embalagem do produto.

É necessário conferir se a área de instalação está plana no nível, sem fissuras ou pontos de ruptura.
Verifique o lote e a data de fabricação que constam nas caixas são os mesmos, produtos de lotes diferentes podem apresentar diferenças de tonalidade.

Para áreas internas, externas recomendamos argamassa AC2 ou AC3, para churrasqueiras, lareiras e afins recomendamos argamassa refratária ou AC3.
Em piscinas, banheiros e ambientes molhados é importante utilizar a argamassa específica para estes ambientes.

O tipo de rejunte recomendado para ambientes internos e externos é o rejunte flexível. Para piscinas e ambientes com contato frequente com água utiliza-se rejunte a base de silicone ou epóxi.

A largura das juntas dos revestimentos variam de acordo com o local de aplicação. Para ambientes internos deve ser utilizado 2mm, já em ambientes externos deve ser 4mm.

Para os produtos da Linha Quarter, que recebem um friso na cerâmica e obrigatoriamente devem ser rejuntados, a junta deve ser 4mm para acompanhar o alinhamento.

Logo após a aplicação dos revestimentos remova ao máximo os resíduos de argamassa e rejunte com uma esponja limpa e água. Além disso, é recomendado o uso de bisnaga na aplicação do rejunte, evitando a aderência do produto na superfície da peça. Confira abaixo como proceder a limpeza:

1. Remover os resíduos soltos com vassoura ou aspirador;
2. Limpar a superfície com uma esponja ou pano de algodão umedecido em água limpa;
3. Utilizar, se necessário, detergentes neutros ou vinagre de álcool, deixando agir por 15 minutos;
4. Concluir a limpeza com água em abundância e pano limpo seco.

Caso não ocorra a remoção completa dos resíduos com água e detergente, sugere-se:
1. Umedecer previamente a superfície;
2. Aplicar produtos a base de ácido muriático com uma esponja macia e diluído na proporção indicada pelo fabricante do produto;
3. Deixar a mistura agir, conforme recomendações na embalagem do produto;
4. Esfregar a superfície com uma escova de cerdas macias ou vassoura;
5. Enxaguar o piso ou painel com água suficiente para retirar completamente a solução e os resíduos;
6. Concluir a limpeza com um pano limpo e seco.

Não utilize cerdas de aço ou qualquer outro metal (como esponjas de aço). Elas podem riscar, danificar e retirar o brilho do esmalte do revestimento.
Não utilize produtos, como: água sanitária pura, limpa forno, limpa alumínio e soda cáustica.
Não utilize sabão em pó, pois cria uma película e facilita a aderência de sujeiras.

O revestimento Pierini pode ser encontrado em lojas de materiais de construção de todo o Brasil, caso esteja com dificuldades de encontrar ou se você for lojista clique aqui.

Caso ocorrer a falta do revestimento para a mesma parede/piso, pede-se que o cliente passe o Lote e Data de Fabricação que consta na caixa para verificar se tem o mesmo no estoque, caso não haja pode-se verificar a tonalidade mais próxima.

Produtos de lotes diferentes pode ocorrer diferença de tonalidade. 

Não recomendamos a aplicação de qualquer tipos de vernizes, tintas, impermeabilizantes, hidrofugantes, resinas dentre outros sobre os produtos Pierini.

Não utilize sabão em pó para a limpeza dos produtos.

Não utilize o revestimento nas partes internas de churrasqueiras, lareiras e fogões a lenha.

É a variação de tonalidade de um produto realizada de forma intencional, contínua, controlada e padronizada.

Intencional porque não é fruto do acaso, não é o resultado de variáveis fora de controle, é sim uma variação deliberada e cuidadosamente planejada e provocada.

Contínua porque não é a sucessão de grupos de tonalidades diferentes, não é a variação de tonalidade entre lotes, é sim uma variação ininterrupta de tom, de tal forma que qualquer amostra aleatória do produto possua em seu interior todas as tonalidades previstas.

Controlada porque não é uma variação aleatória, é sim a produção de uma seqüência ordenada de variações que devem ocorrer dentro de limites precisos.

Padronizada porque as variações não variam com o tempo, são sempre as mesmas variações que devem ocorrer. Um conjunto de tons deve ser definido e padronizado para cada produto


Intensidade de destonalização

A associação de distribuidores de revestimentos cerâmicos nos EUA (Ceramic Tile Distributors Association) adota 4 classes de destonalização ( color shade variation). As nossas linhas estão sendo classificadas conforme esse sistema:

V1 - Aparência uniforme. As diferenças entre peças são insignificantes.
V2 - Variação baixa. Pode-se distinguir pequenas variações entre as peças.
V3 - Variação moderada. Variação de tonalidade onde a cor dominante de uma peça se encontra presente, mesmo discretamente, nas outras peças.
V4 - Variação alta. Variação onde a cor de uma peça pode ser totalmente diferente da outra permanecendo o conjunto harmônico.

Os revestimentos cerâmicos são ideais pela praticidade e facilidade de manutenção. Por isso, para realizar a limpeza diária é indicado o uso de detergente neutro. Os produtos devem ser diluídos em água e usados em suas versões neutras, seguindo suas instruções de uso. Posteriormente, efetue a limpeza com água e seque com pano limpo.

É o espaço entre as placas cerâmicas que servem para compensar a variação de tamanho dos produtos, facilitar eventuais manutenções e, principalmente, acomodar as movimentações das placas e da base de assentamento. Devendo ser preenchidas e vedadas com rejunte adequado.

Pierini Revestimentos Cerâmicos LTDA

Rua José Pierini, 150 - Coloninha Zilli - Criciúma - SC
Brasil - CEP 88810-305

Fone: +55 (48) 2102-2747
Atendimento ao cliente: 0800-7022787

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO

Cadastre seu e-mail, fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo.